O Estado do Piauí adquire mais uma conquista em termos de inovação em saúde. Trata-se da Telemedicina, serviço moderno na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, que acaba de ser disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde para dez municípios do Estado. O serviço já funciona em várias cidades do país, dentre elas, São Luís (MA).
Segundo o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, os municípios onde serão implantados o serviço são Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Piripiri, Castelo do Piauí, Campo Maior, São João do Piauí, Uruçuí, Corrente, Pedro II e Barras. “Em alguns deles, como São Raimundo e Bom Jesus, foram implantados o projeto piloto desde outubro de 2004, que tem sido eficiente no diagnóstico de doenças cardíacas, uma vez que a Telemedicina universaliza o atendimento cardiológico, salvando vidas”, ressalta.
De acordo com o secretário, após passar por consulta com um clínico geral, o paciente da Telemedicina realiza exames de pressão, glicemia e eletrocardiograma. “Vale ressaltar que o resultado é imediato. Os exames são transmitidos, via telefone, para uma equipe de cardiologistas, que encaminha o resultado de volta ao hospital, num período de 10 a 15 minutos”, destaca Bruno Figueiredo.
Com essa inovação, muitos pacientes que já experimentaram o serviço puderam diagnosticar doenças do coração e até mesmo serem alertados sobre problemas cardiovasculares futuros.
Segundo a diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, Dulcineide Koshimura, a Telemedicina tem diagnosticado várias doenças. “Já diagnosticamos vários casos de pessoas infartadas. De posse do diagnóstico, encaminhamos para o cardiologista. A população tem aprovado o serviço”, afirma a diretora.
A diretora destaca que também tem acesso a um relatório diário sobre os atendimentos e o diagnóstico dos pacientes atendidos no hospital. “O relatório facilita o nosso controle sobre os atendimentos”, diz.