Pesquisas apontam que a qualidade do contato humano é um dos pontos críticos no sistema hospitalar em todo o país. Na tentativa de reverter esta realidade, o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, realizou reunião hoje com os diretores de hospital da capital e de algumas cidades do interior do Estado e determinou que os hospitais da capital e os de referência do interior do Estado elaborassem um plano de humanização do atendimento. A idéia, segundo o secretário, é trabalhar aliando tecnologia, com aquisição de equipamentos, e um atendimento mais humanizado. “Não adianta a gente só adquirir equipamentos novos e modernos, se não tem o profissional para trabalhar nestes equipamentos ou se o profissional não estiver motivado”, afirma Bruno Figueiredo. Neste sentido, o secretário orientou que no plano de humanização dos hospitais estejam inclusas atividades como apresentação de corais, música ambiente e equipes de acolhimentos dos pacientes. “São ações que demandam investimento zero e que podem trazer grandes benefícios”, revela. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde já desenvolve uma Política Nacional de Humanização, com o HumanizaSUS. Além do plano de humanização, o secretário ressaltou que cada hospital terá que criar o serviço de ouvidoria. “Em alguns hospitais do Estado, como é o caso do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, o serviço já existe e o impacto tem sido muito positivo. A gente recebe elogios, mas também recebe críticas, sendo que para todos os questionamentos feitos é dada uma resposta”, afirmou. De acordo com Bruno Figueiredo, a ouvidoria serve de instrumento para avaliar o nível de satisfação dos pacientes e usuários do sistema com os serviços oferecidos pelo hospital.