O cantor Ney Matogrosso estará em Teresina no próximo dia 26, quando lançará a Campanha Estadual de Eliminação da Hanseníase. A vinda do cantor a Teresina faz parte da programação elaborada pela Secretaria Estadual da Saúde e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).
Segundo a coordenadora do movimento no Estado, Lucimar Batista, uma série de atividades marcará o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado todo último domingo do mês de janeiro. “O movimento preparou a Semana de Eliminação da Hanseníase, que terá início no dia 24 e vai até o dia 31, com várias atividades educativas sobre prevenção da hanseníase”, afirma.
A coordenadora diz que durante a semana serão realizadas atividades nas unidades de saúde e palestras, além de visitas aos centros especializados em municípios como Parnaíba, Piripiri, Valença e Timon. “O ponto alto será o lançamento da campanha estadual para eliminação da hanseníase”, revela.
Lucimar ressalta que a campanha não deve se encerrar com as atividades, mas sim, intensificar-se durante todo o ano no intuito de erradicar a doença, lembrando que os municípios também intensificarão suas atividades durante todo o ano.
Situação da hanseníase no Piauí
O Piauí está entre os estados com maior endemia do País e parece existir uma tendência no aumento da transmissão, provavelmente devido ao diagnóstico tardio causado pelas dificuldades de acesso.
Em 2003 foram diagnosticados 1.789 casos novos residentes, apresentando, assim, uma taxa de detecção de 6,1 casos/10.000 hab. e 11,8/10.000 hab. em menores de 15 anos, demonstrando nível endêmico muito alto, segundo parâmetro nacional.
Dos 1.789 pacientes diagnosticados, 91,3% foram avaliados quanto ao grau de incapacidade e 3,1% apresentam algum tipo de incapacidade. Dos casos curados, 65,6% foram avaliados no momento da cura e 2,2% dos curados apresentam algum grau de incapacidade.
O programa de controle da hanseníase no Piauí cobre 96,4% dos municípios, abrangendo 98,6% da população do Estado.