“Cada hospital do Estado deverá ter um serviço de ouvidoria”. Esta é uma afirmação do secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, que está buscando melhorar a relação paciente / hospital em todo o Estado.
Segundo o secretário, além das ouvidorias, os hospitais também irão elaborar um plano de humanização do atendimento. “A idéia é que a ouvidoria sirva de instrumento balizador do nível de satisfação do paciente com os serviços do hospital”, diz Bruno Figueiredo.
Vale ressaltar que o Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela (ex-HDIC) foi o pioneiro na implantação do serviço de ouvidoria. Desde setembro do ano passado o serviço funciona no instituto, que tem registrado melhorias significativas no atendimento ao paciente.
Segundo o diretor do instituto, Carlos Henrique Nery, a implantação da ouvidoria no hospital foi bastante positiva. “Houve uma diminuição significativa das reclamações a cerca do atendimento no hospital”, diz.
A ouvidoria do Nathan Portela está sob o comando da psicóloga Delfina Carvalho e, segundo o diretor, funciona de segunda a sexta-feira e também através do número 0800 280 559.
De acordo com o diretor, as queixas que chegam às urnas que estão disponibilizadas em todo o hospital se transformam em processos administrativos. “O que a gente tem observado é que a quantidade de queixas é equivalente à quantidade de elogios ou sugestões”, observa Carlos Henrique.
Para o secretário Bruno Figueiredo, é um avanço muito grande a criação da ouvidoria num hospital público. “O serviço permite que sejam expostos os problemas do hospital, fazendo com que a direção do mesmo tenha a obrigação de responder às denúncias e reclamações feitas pelos usuários do hospital”, disse.