As garotas Ana Vivian, cinco meses, e Francisca Valdene, 6 anos, são portadoras de uma doença rara denominada Epidermiólise Bolhosa. As garotas moram em União e receberam, na última segunda-feira, da secretaria estadual da Saúde, a segunda remessa de medicamentos para o tratamento da doença. A entrega foi feita pelo secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, que também fez uma visita ao hospital do município. Na oportunidade, o secretário observou que as meninas, principalmente a mais velha, já apresenta melhoras significativas após o uso dos medicamentos. Bruno Figueiredo solicitou ao hospital que envie uma enfermeira diariamente à casa das garotas para dar assistência no seu tratamento da doença, que, segundo os médicos, não tem cura, mas tende a melhorar com o passar dos anos, já que ela se caracteriza por uma fragilidade na função da epiderme e derme, que promove desde a formação de bolhas secundárias a alguns traumas. Estas bolhas podem ser de sangue ou de água, que favorecem um desequilíbrio hidroeletrolítico e anemia. De acordo com a mãe das garotas, Lucirene Barbosa, depois que elas receberam os primeiros medicamentos houve uma melhora considerável. “A Valdene está bem melhor, inclusive já nem usa mais as gases no corpo todo. Agradeço ao governador Wellignton Dias, que se sensibilizou com o caso quando esteve aqui em União e está providenciando o tratamento adequado para minhas filhas”, explica. Por serem de uma família carente, a mãe das meninas faz um apelo à sociedade no sentido de que as ajude a adquirir uma geladeira. “Como elas viverem enroladas em gases, o calor se torna ainda maior. Já conseguimos um aparelho de ar condicionado, agora queríamos conseguir uma geladeira, já que os medicamentos têm que ser refrigerados e a geladeira que a gente tem é emprestada”, ressalta Lucirene.