Secretaria Estadual da Saúde já preparou todos os detalhes para a cobertura do Carnaval 2005. Hospitais, departamentos, coordenações e diretorias da Sesapi planejaram ações para garantir a tranqüilidade do folião nos quatro cantos do Estado. No interior, as localidades que possuem maior movimentação durante esse período vão receber atenção especial da Secretaria. Parnaíba, Luís Correia, Água Branca, Floriano, São João, São Raimundo Nonato, Barras e Esperantina vão disponibilizar equipes de plantão durante os quatro dias de carnaval, além de manter a ambulância dos hospitais em condições para deslocamento de pacientes que porventura necessitarem. Em Teresina, os maiores hospitais estarão a postos, oferecendo plantões reforçados nas principais especialidades, inclusive para cobrir qualquer emergência advinda do interior. Nesses oito municípios também serão intensificadas as ações da Vigilância Sanitária Estadual. Trinta técnicos distribuídos em seis equipes farão inspeções sanitárias em restaurantes, bares e barracas (principalmente os localizados na orla marítima), hotéis, motéis e similares. No litoral, os trabalhos acontecerão em conjunto com a Vigilância Sanitária dos municípios, no período de maior fluxo de turistas no litoral, visando a promoção e proteção da saúde. Além disso, a Vigilância fará reuniões com técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e equipes da VISA municipal para definição de estratégias de atuação e informações sobre os temas como: higiene pessoal, manipulação e armazenamento de alimentos, limpeza de ambientes, acondicionamento, coleta e destino final de resíduos e tratamento e monitoramento d’ água. Nas inspeções sanitárias, ainda serão feitas reuniões com os proprietários de estabelecimentos comerciais para orientar sobre as instalações físicas dos estabelecimentos, manipulação dos alimentos (sensibilização dos manipuladores quanto ao uso do uniforme: Gorro, boné, bata, uso de adornos, etc.), acondicionamento dos alimentos (tempo/temperatura/recipientes), condições de uso e higiene de equipamentos e utensílios, limpeza sistemática e conservação dos banheiros, o acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos e a reservação e tratamento d’água (cuidados com limpeza de reservatórios e uso de Hipoclorito de Sódio, etc). No que se refere à questão educativa, a Secretaria da Saúde, através da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde vai disponibilizar equipes para orientar e distribuir materiais educativos sobre a prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, saúde da mulher, saúde da criança e câncer, além de distribuir preservativos e orientando sobre o seu uso correto.