O teste do pezinho (triagem neonatal) será estendido a todo o Piauí, até o final deste ano, garantindo melhor qualidade de vida às famílias. O diretor do Laboratório Central (Lacen), Evaldo Hypolito de Oliveira, disse que o programa de expansão já está bastante avançado, inclusive com treinamentos específicos em toda a região periférica de Teresina e na região Norte do Estado.
Ele anunciou que, agora, uma equipe do Lacen, juntamente com uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado, está fazendo o treinamento e implantação de postos de coleta na região Sul do Estado. “Vamos chegar até São Raimundo Nonato”, revelou.
O Lacen mantém parceria muito forte com a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. “A Ceid tem sido uma parceira fundamental na implantação do programa de triagem neonatal no Estado do Piauí”, disse.
O objetivo é atingir as cerca de 6 mil crianças nascidas vivas no Estado a cada momento. A meta do Lacen é fazer uma cobertura de 100 em todo o Piauí. Vários municípios já foram capacitados e possuem postos de coleta em funcionamento”.
Segundo Hypólito, o teste do pezinho significa um avanço social, porque as crianças, sobretudo de baixa renda, cujos pais não têm condições de bancar a triagem neonatal. Ele disse que a triagem neonatal é fundamental para evitar doenças nessas crianças. Com o teste, as crianças terão uma qualidade de vida melhor.