A Secretaria Estadual de Saúde via dar início no mês de fevereiro, logo após o Carnaval, a Programação Pactuada Integrada (PPI-VS) 2005, que será realizado nas regionais de todo o Estado. A pactuação faz parte do programa do Ministério da Saúde e tem como objetivo mostrar os indicadores que o Ministério compactua com os Estados e estes com os municípios. Entre as metas que serão alcançadas através do programa, estão a paralisia flácida, campanhas de imunização, ações de Vigilância Sanitária, diagnósticos de doenças via Laboratório Central (Lacem). Os encontros serão iniciados pelas regionais, com os secretários municipais de Saúde. O gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, Otacílio Batista de Sousa Neto, ressaltou que uma das metas a serem alcançadas é em relação as vacinas. Segundo ele, as vacinas contra a Poliomielite por exemplo, deverão atingir uma cobertura de 95% na população de menores de 5 anos, com um total de 300 (trezentas) mil crianças em todo o Estado. Otacílio diz que esse é um compromisso que o Estado tem com o Ministério da Saúde. “A gente conta com o compromisso dos novos gestores dos municípios, para realizar essas metas”, ressalta Otacílio. Ele diz ainda que o Estado depende das ações desses municípios. A Secretaria Estadual de Saúde vai estar dando suporte, acompanhando e supervisionando os encontros, como parceira nas regionais.