Acabar com a hanseníase no Piauí. Esta é a meta do Governo do Estado, que lançou hoje a Campanha Estadual de Eliminação da Hanseníase. A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador Wellington Dias, da primeira-dama e coordenadora da CEID, Rejane Dias, do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, da secretária estadual da Saúde, Tatiana Vieira, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando, e do cantor e voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), Ney Matogrosso. Participaram ainda da solenidade a coordenadora nacional do Programa de Eliminação da Hanseníase, Rosa Castália, a coordenadora estadual da Hanseníase, Nelcina Vaz, a coordenadora estadual do Morhan, Lucimar Batista e demais autoridades. Durante o lançamento da campanha, o governador Wellington Dias e a secretária estadual da Saúde, Tatiana Vieira, assinaram uma carta compromisso no qual o Estado se compromete a eliminar a doença no Piauí. Wellington Dias afirmou o compromisso do Estado em eliminar a hanseníase. “A partir de fevereiro estaremos programando eventos com os municípios onde o assunto será pautado, no sentido de que todo o Estado assuma este compromisso de forma integrada”, disse. A secretária Tatiana Vieira ressaltou que serão realizadas atividades que irão fomentar o debate em torno da eliminação da hanseníase no Estado. “Assumimos este compromisso na perspectiva de que o Estado mostre que é possível eliminar esta doença”, comentou. Para a coordenadora do programa nacional de eliminação da Hanseníase, Rosa Castália, “eliminar a hanseníase como problema de saúde pública é uma questão política e o que estou percebendo é que há esse interesse das autoridades políticas locais nessa causa”, afirmou. “A hanseníase é um grave problema no Brasil”, diz Ney Matogrosso “A hanseníase é uma doença que já deveria não existir mais”, é o que afirma o cantor Ney Matogrosso. Para ele, o país está atrasado em relação ao combate da doença, “mas nunca é tarde para darmos uma alavancada e levarmos isso a diante”, comenta. Durante o lançamento da campanha estadual de eliminação da hanseníase, o cantor ressaltou que a doença era uma causa muito esquecida e, por isso, resolveu se tornar um voluntário do Morhan. “Os dados sobre a hanseníase no País chegam a assustar. E vale ressaltar que, em número de casos, o Brasil só perde para a Índia”, destacou. No entanto, segundo o cantor, o combate à hanseníase tem sido prioridade do Ministério da Saúde. “É uma vergonha o Brasil ainda ter casos da hanseníase, mas tenho observado que o presidente Lula é um presidente mais humano e que vem dando total apoio à luta dos movimentos pela eliminação da doença”, ressaltou. De acordo com Ney Matogrosso, a falta de informação é um dos fatores principais para o grande número de casos da doença no País. “Eu, como 99% dos brasileiros, achava que a doença não existia mais. Então, falta informação sobre a doença no Brasil e por isso eu me coloquei à disposição para levar esta informação, de forma que possamos combater e eliminar a doença”, disse.