Um novo curso de capacitação está sendo realizado, desde a última segunda-feira pela Secretaria da Saúde (Sesapi) e Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) junto a profissionais de saúde do interior do Piauí que vão desenvolver ações nos postos de coleta do teste do pezinho. Desta vez, a capacitação está sendo realizada nos municípios da região Sul do Estado e teve início por São Raimundo Nonato. Além disso, já foram capacitados técnicos dos municípios de São João do Piauí e Oeiras, sendo que amanhã e sexta-feira acontece nos municípios de Picos. No dia 1° de fevereiro é a vez do município de Corrente. Já no dia 2 a capacitação será realizada em Bom Jesus, sendo que a mesma se encerra no próximo dia 4, em Floriano. Vale lembrar que ainda em agosto do passado, foi realizado o Seminário Estadual de Triagem Neonatal em Teresina e Valença. O objetivo da Sesapi e Ceid é garantir aos recém-nascidos do Piauí acesso ao teste do pezinho, de modo que seja diagnosticado o mais rápido possível qualquer problema, que poderá ser acompanhado e tratado a fim de evitar deficiências, como o retardo mental. De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal, Gardênia Val, a capacitação será feita de duas formas. Durante a manhã, será apresentado o Triagem Neonatal, oportunidade em que serão discutidas ações do programa. “O Piauí foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde no programa”, destaca a coordenadora. Ela explica que a outra parte do seminário é constituída da capacitação sobre coleta em triagem neonatal, que será feita pelo Laboratório Central (Lacen). O público-alvo do seminário são os secretários municipais de saúde, diretores/gerentes/coordenadores das regionais de saúde, diretores e chefes de enfermagem de hospitais regionais/locais e filantrópicos que realizam partos, Unidades Mistas de Saúde, enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) e técnicos ou auxiliares de enfermagem (dos hospitais/UMS) responsáveis pela coleta.