Termina nesta sexta-feira a oficina de capacitação em educação sanitária que está sendo realizada pelo Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (PROSAR). A oficina teve início hoje e segue até amanhã, a partir das 9h, na Escola Fazendária. Participam da oficina o Núcleo da Educação Sanitária da Sesapi e o grupo de assistência do componente social do Prosar. Segundo o coordenador do Prosar, Hamilton Campelo, esta oficina é a última no que diz respeito à capacitação em educação sanitária. “Agora a equipe irá visitar as localidades beneficiadas pelo programa formando multiplicadores nas comunidades. Entre os multiplicadores estão professores, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do PSF e a própria comunidade”, diz Hamilton. Amanhã também será realizada, em Picos, na sede do Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí), uma reunião com os prefeitos dos municípios de Colônia do Piauí, Oeiras, São João da Varjota, Bocaína, Paquetá, Tanque do Piauí, Dom Expedito Lopes, Ipiranga, São João do Piauí, Inhuma, São João Canabrava, Valença, Francinopólis, Santa Cruz dos Milagres e Vera Mendes. De acordo com o coordenador, estes são os municípios que possuem comunidades já integradas ao Prosar. “Durante a reunião vamos discutir o regimento interno do Sistema Integrado de Saneamento Rural com as comunidades beneficiadas por obras do programa”, comenta Hamilton. Vale destacar que o Prosar é executado pela Secretaria Estadual da Saúde e financiado pelo banco alemão KFW, através de cooperação financeira com o Ministério da Saúde. Atualmente, o programa está na sua quarta etapa no Estado, em que prioriza atividades de educação sanitária. O objetivo do programa é levar água tratada às localidades, saneamento básico e a capacitação em associativismo, já que no programa é gerido pela própria comunidade.