Seis ambulâncias foram entregues hoje pelo governador Wellington Dias e pela secretária estadual da Saúde, Tatiana Vieira, em solenidade realizada no Palácio de Karnak. As ambulâncias são para os municípios de Anísio de Abreu, Canavieira, Caracol, Eliseu Martins, Ribeiro Gonçalves e São Pedro do Piauí. A solenidade de entrega das ambulâncias contou com a presença do deputado federal Nazareno Fonteles e dos deputados estaduais Flora Izabel, João de Deus e Flávio Nogueira, além dos diretores e prefeitos dos municípios contemplados com as ambulâncias. Durante a entrega, o governador Wellington Dias ressaltou que a entrega das ambulâncias faz parte de um pano de reorganização e reestruturação do sistema de saúde no Estado. “Desde o início do ano de 2003 trabalhamos no sentido de reorganizar a rede de saúde do Estado, que teve início pelos hospitais regionais, que são os de maior resolutividade. Agora vamos partir para as unidades menores”, afirmou. Para a secretária de saúde, a entrega das ambulâncias representa o compromisso do governo do Estado de reestruturar todos os hospitais de grande e pequeno porte e “isso passa pela disponibilização de um transporte adequado para os nossos pacientes”, destacou Tatiana. O deputado federal Nazareno Fonteles afirmou que a entrega das ambulâncias mostram que o sistema de saúde do Estado está se fortalecendo e serve para implementar ainda mais o processo da regionalização. “É importante que os diretores dos hospitais encaminhem aqueles casos que não foram resolvidos em suas unidades para os hospitais regionais mais próximos. Isso faz com que tenhamos um SUS cada vez mais forte e a serviço do povo que precisa dele”, disse Nazareno. As seis ambulâncias foram adquiridas através de convênio federal, com a contrapartida do Tesouro Estadual, no total de R$ 510 mil. Os carros que serão entregues são unidades móveis tipo 4x4 tracionados. Cada ambulância tem capacidade de transportar um paciente e três acompanhantes, sendo dois no compartimento de atendimento e um na cabine. Os carros possuem amplo compartimento com 3,2 m³ de capacidade, sendo que há suporte de soro e sangue sobre a cabeceira da maca.