A coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, esteve reunida na última sexta-feira, 28, com técnicos da Secretaria de Saúde (Sesapi) para definir os locais onde serão instaladas as Farmácias Populares, projeto do Governo Federal que será implantado no Piauí. Teresina será a primeira cidade a receber a estrutura e que venderá medicamentos a 85% mais barato. Além de Teresina, a Sesapi quer implantar mais farmácias populares, para isso está enviando um projeto que visa a ampliação do programa no Piauí. No projeto consta os nomes dos seguintes municípios: Parnaíba, Floriano, Bom Jesus do Gurguéia, São Raimundo Nonato, Picos e Teresina. Esses foram escolhidos tomando por base o mapa da regionalização da saúde no Piauí. Na capital, os bairros Mocambinho, Parque Piauí, Grande Dirceu e Satélite também poderão vir a ser contemplados com as farmácias. “A Ceid tem uma forte parceria com a Sesapi. Por isso, estamos ajudando em alguns projetos como o da Farmácia Popular, pelo qual eu tenho um carinho todo especial. Eu espero que esse projeto seja aprovado em sua totalidade, pois será uma grande conquista”, afirmou Rejane Dias. Ela, acompanhada do governador Wellington Dias, foi ao Rio de Janeiro conhecer a experiência do Rio, um dos primeiros estados a possuir farmácias desse gênero. A Farmácia Popular do Brasil é um projeto do Governo Federal, criado na gestão do presidente Lula. É uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz que visa atender as camadas mais necessitadas da sociedade, que não têm acesso a medicamentos devido ao seu custo elevado. Segundo o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Mário Abel, cada farmácia terá dois farmacêuticos, quatro atendentes e um responsável pelos serviços gerais. "Além disso, cada farmácia vai receber por mês um repasse de R$ 10 mil da Fiocruz para sua manutenção”, afirmou Mário. Os equipamentos e medicamentos que vão equipar a primeira Farmácia Popular do Piauí já se encontram na Sesapi. “Cada farmácia possui 70 tipos de medicamentos e 97 itens. Os preços chegam a 85% mais baratos. Por exemplo, Dipirona gotas custa entre R$ 3 e R$ 4, na Farmácia Popular custará R$ 0,70. Além do preço baixo, o cliente terá atendimento personalizado”, explicou o diretor. A primeira Farmácia Popular vai funcionar no centro da cidade e deve ser concluída logo após o Carnaval. A inauguração está prevista para março e contará com a presença do ministro Humberto Costa. Parceria - Além desse projeto, a Ceid desenvolve diversas outras atividades junto com a Secretaria de Saúde. O Teste do Pezinho, que será lançado agora em fevereiro, é um exemplo. A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, esteve em Brasília articulando junto ao Ministério da Saúde para que o Piauí fosse incluído no Programa Nacional de Triagem Neonatal e pudesse realizar o Teste do Pezinho, que é um forte aliado na prevenção de deficiências. A Sesapi está percorrendo os municípios do Estado orientando os gestores municipais e técnicos sobre como fazer a coleta do material e obter o cadastro junto a Secretaria. Após a capacitação, as secretarias terão que fazer um cadastro junto a Sesapi e enviar um ofício solicitando material para a coleta de sangue. Dezessete municípios já estão capacitados e credenciados. Até agora, o Lacen já realizou 250 exames, todos com resultado negativo. A Ceid também está auxiliando a Sesapi na implantação de uma Central de Distribuição de Medicamentos Excepcionais, que hoje funciona em uma sala do Ambulatório do Hospital Getúlio Vargas. “Fomos procurados pela secretária Tatiana Chaves e queremos ajudar. A Ceid ficou responsável pela parte logística e a Sesapi ficará com a operacionalização da Central”, declarou Rejane Dias.