Por Lindalva Miranda
A Unidade Hospitalar Areolino Mascarenhas Lustosa, da cidade de Gilbués, passou recentemente por um trabalho de pintura, arborização e limpeza de toda a área. O diretor da Unidade, Roberto Ferreira Soares, relata que ao assumir a direção, no primeiro ano do governo Wellington Dias, o hospital se encontrava em péssimas condições de funcionamento.
Não havia alimento e faltava inclusive medicamento para os pacientes. Com a nova administração implantada por Roberto Ferreira, os pacientes hoje têm alimentação e medicação suficiente par atender a comunidade que procura os serviços do hospital.
“Consegui esses benefícios com recursos próprios e espero poder fazer outras melhorias para o local”, comenta Roberto. Ele diz que como administrador tem sonhos de ampliar o hospital com mais enfermarias, pôr em funcionamento a antiga sala de parto, hoje desativada e conseguir uma ambulância e a contratação de outros médicos especialistas, para o hospital.
O diretor diz ainda que embora o atendimento médico esteja sendo feito normalmente por um clínico geral, há necessidade de contratação de um médico obstetra, um neurologista e um pediatra. Os profissionais já foram requisitados pelo administrador ao secretário estadual de Saúde, assim como a ambulância.
O hospital dispõe de 04 enfermarias, sendo uma para homens, outra para mulheres, uma só para pediatria e outra exclusivamente para parturientes. Além da população de Gilbués, o hospital atende também pacientes das cidades vizinhas de Barreiras, São Gonçalo e Monte Alegre.