O governador Wellington Dias, disse ontem durante a inauguração das reformas no ambulatório Governador Dirceu Mendes Arcoverde, que 2005 será o ano do Hospital Getúlio Vargas. Ele ressaltou que, dos R$ 25 milhões que serão empregados na saúde do Estado através de projetos com o Governo federal, R$ 10 milhões serão destinados para reformas e melhoria nos serviços de saúde do maior hospital do Estado. “2005 será o ano do HGV. Estamos fazendo todos os esforços para conseguirmos avançar em direção do que nos sufoca mais. É por isso que vamos dar prioridade para o HGV, garantindo um atendimento de melhor qualidade, especialmente no que se refere à alta complexidade”, disse o governador. Por outro lado, Dias ainda garantiu que continuará investindo nos hospitais regionais e especialmente nos de pequeno porte. “Os hospitais regionais tiveram uma melhora significativa. Agora, vamos implementar um projeto, em parceria com o Governo Federal, em noventa e sete hospitais de pequeno porte para que possamos dar uma resposta mais rápida para os pacientes do SUS”, disse Wellington Dias. Ainda estavam presentes na inauguração, que fez parte da programação da I Semana de Humanização do HGV, várias autoridades, entre elas: a coordenadora da Ceid, a primeira-dama Rejane Dias, a secretária Estadual de Saúde Tatiana Chaves, o deputado Federal Nazareno Fonteles, a diretora do HGV Joana Zélia Arcoverde, os deputados estaduais Flora Izabel e Flávio Nogueira, o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, além da família do Governador Dirceu Mendes Arcoverde, homenageado pelo ambulatório. A secretária da Saúde, Tatiana Chaves ressaltou que a reforma do ambulatório é uma prova de que, com compromisso e boa vontade muito pode ser feito. “A vigilância sanitária é capaz de avaliar de como foi importante essa reforma. Trata-se de uma melhoria significativa na assistência à saúde do Estado, já que o ambulatório é a porta de entrada para a grande maioria dos pacientes do HGV”, disse Tatiana. O deputado federal Nazareno Fonteles falou do compromisso do Governo Wellington Dias com a saúde e da importância do processo de regionalização para o Estado. “Esse ano, todos vamos concentrar esforços para garantir que a saúde do Piauí tenha uma melhoria considerável. Nós que estudamos nesse ambulatório sabemos da sua importância para os estudantes, profissionais e especialmente para os usuários do SUS”, destacou Nazareno.