Visando prevenir eventualidades decorrentes de excessos ou acidentes, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) recomendou aos hospitais de oito municípios pólos a disponibilizarem equipes de plantões durante os quatro dias no período carnavalesco, além de manterem as suas ambulâncias em condições para deslocamento de pacientes, que porventura necessitarem.
As recomendações foram feitas aos hospitais dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Água Branca, Foriano, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Barras e Esperantina. A Sesapi recomendou ainda aos hospitais de Teresina, a necessidade de reforçarem os seus plantões e de estarem preparados para emergências advindas do interior.
A Secretaria de Saúde também divulgou um plano de ação com o objetivo de intensificar a inspeção sanitárias em bares, barracas, restaurantes, hotéis, panificadoras e outros estabelecimentos comerciais nesses municípios de grande movimentação no período carnavalesco.
Serão avaliadas as condições físicas dos estabelecimentos, a manipulação e o acondicionamento dos alimentos, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios. Aqueles estabelecimentos que não se enquadrarem nas normas pré-estabelecidas serão notificados ou até mesmo interdidados, de acordo com a gravidade.