No próximo dia 23, a Secretraria Estadual da Saúde e a Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID) fazem o lançamento da campanha sobre o teste do pezinho. O lançamento será no instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com o lançamento da campanha, o Governo do Estado busca expandir cada vez mais o acesso de recém-nascidos ao teste do pezinho, que é fundamental para diagnosticar duas doenças: a Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito. O teste do pezinho é a coleta de algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebê, após o nascimento, para realização de exames, que podem diagnosticar estas duas doenças, que são causadoras de deficiência mental, quando não tratadas precocemente. Na Fenilcetonúria a criança nasce sem uma substância (enzima) no fígado, que não transforma a proteína fenilanina dos alimentos, em outro tipo de proteína. O acúmulo da fenilanina causa uma deficiência mental. Já no hipotireoidismo Congênito, a criança nasce com falta do hormônio da tireóide, que também é importante para o desenvolvimento normal do cérebro, e por isto, surge uma deficiência mental. A minoria dos bebês que têm estas doenças nascem aparentemente normais, e nada apresentam ao exame médico na maternidade. Mesmo médicos experientes podem não observar anormalidades nos primeiros meses, por isto, para saber qual criança tem a doença, todos os bebês devem fazer o teste logo ao nascerem. Vale ressaltar que o teste do pezinho já está sendo realizado em vários municípios do Estado. Segundo o diretor do Laboratório Central do Piauí (Lacen), Evaldo Hipólito, o Estado já realizou mais de 300 coletas. “Depois de feita a coleta, o município tem até dois dias para enviá-la para o laboratório, que faz o processamento da amostra e envia o resultado para o município. Entre o envio da coleta, o processamento da amostra e o resultado tramita mais ou menos dez dias”, diz o diretor. No caso de resultado positivo, Evaldo ressalta que a logística é mais rápida. “Neste caso, os responsáveis pela criança são acionados por telefone para que seja feito o exame confirmatório e se novamente for positivo, a criança é encaminhada ao Hospital Infantil para fazer o tratamento”, afirma Hipólito. O teste do pezinho (triagem neonatal) será estendido a todo o Piauí, até o final deste ano, garantindo melhor qualidade de vida às famílias. Evaldo Hipólito disse que o programa de expansão já está bastante avançado, inclusive com treinamentos específicos em toda a região periférica de Teresina e nas regiões Norte e Sul do Estado.