Todos os municípios piauienses já estão capacitados para fazer o teste do pezinho. Apenas dois meses depois da habilitação piauiense ao Programa de Triagem Neonatal, do Governo Federal, o Piauí dá passos largos para o que a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, classificou como um momento histórico. “Falta muito pouco para que todos os bebês piauienses possam fazer, de forma totalmente gratuita, o teste do pezinho. Assim que assumi a Ceid, foi muito grande a minha preocupação ao saber que o Piauí era um dos últimos três estados brasileiros a não ser habilitado no Programa de Triagem Neonatal. Com muito esforço conseguimos a habilitação em Brasília e agora estamos preparados para oferecer o teste para todas os piauienses”, disse Rejane Dias, durante o Seminário Estadual sobre Triagem Neonatal, realizado hoje, em Floriano. O seminário, o último de uma série de treze já realizados em todas as regiões do Estado, contou com a participação da secretária de Saúde, Tatiana Chaves, do secretário municipal de Saúde de Floriano, Oscar Procópio, da Coordenadora Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, Gardênia Val, além de vários secretários municipais de Saúde dos dezessete municípios que compõe a regional de Floriano. Além de informar sobre a história do Programa de Triagem Neonatal, o seminário capacitou técnicos e auxiliares de enfermagem, para a coleta de material necessário para a realização do exame. Mais de 200 pessoas participaram do seminário e da capacitação em Floriano, totalizando mais de mil pessoas em todo o Estado. Durante o evento, a secretária de Saúde, Tatiana Chaves falou da importância do exame chegar a todas as crianças piauienses. “Em tempo recorde nós conseguimos capacitar e informar sobre o Programa, que além de fazer o teste, também garante o tratamento a todas as crianças que tiverem diagnósticos positivos para a fenilcetonúria e hipoitireodismo congênito, de forma totalmente gratuita”, ressaltou a secretária. A coordenadora Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, Gardênia Val explicou que as meta da Secretaria Estadual da Saúde e da Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência é de atingir 100% das crianças nascidas vivas no Estado, o que corresponde a uma média de seis mil nascidos vivos. “Os 223 municípios já tiveram técnicos capacitados para fazer o exame. Só estamos esperando o pedido do material para que possamos começar a enviar para cada um desses municípios o que é necessário para iniciar a coleta. O material coletado será enviado para o Laboratório Central e caso seja diagnosticado as doenças nós fazemos a busca ativa da criança e começamos imediatamente o tratamento”, garante a coordenadora. A coordenadora da Ceid ainda falou da felicidade de ver a conclusão da capacitação. “Isso é uma vitória das famílias piauienses. Quero parabenizar toda a equipe por ter concluído a programação em tempo recorde e fazer um apelo a todos os atores envolvidos. Desde as mães até os médicos. Que todos nós façamos a nossa parte”, disse Rejane Dias. No Piauí, 17,5% da população tem algum tipo de deficiência. Atualmente, dez municípios pilotos já estão realizando teste do pezinho de forma gratuita pelo SUS. A meta da Sesapi e da Ceid é que nas próximos meses, todos os municípios já estejam oferecendo o teste.