O Piauí foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para participar do Curso Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. O curso é um projeto piloto da Anvisa e será ministrado de 21 de fevereiro a 20 de abril, através do Instituto Virtual de Estudos Avançados, Vias.
Além do Piauí, a Anvisa escolheu os Estados do Maranhão, Espírito Santo, Amazonas e Santa Catarina. O critério de escolha dos Estados foi os bons serviços prestados pelas Divisões de Vigilância Sanitária do Estado.
De acordo com a tutora do curso na Piauí, Iolanda da Cunha, gerente administrativa da Divisa do Piauí, participarão do curso dezessete técnicos da Vigilância Sanitária dos municípios de: Parnaíba, Floriano, Picos, Água Branca, Piracuruca, Ipiranga, Barras, Luis Correia, Monsenhor Gil, Piripiri e Uruçuí. “A escolha desses municípios foi pelo fato deles possuírem os equipamentos de informática necessários, já que o curso será dado a distância e pela Internet”, diz Iolanda.
Ela explica que o objetivo do curso é capacitar técnicos da vigilância sanitária na área de fabricação de alimentos. “O curso contempla toda parte de vigilância sanitária na fabricação de alimentos e prepara os técnicos para o trabalho nesse sentido. Os municípios escolhidos no Piauí são os que têm gestão plena em saúde”, diz a tutora.
Na próxima quinta-feira (dia 17), a partir das 14h, a Divisão de Vigilância Sanitária do Estado vai promover uma reunião com os secretários de saúde, os técnicos de vigilância sanitária e os coordenadores das vigilâncias sanitárias municipais. “Vamos explicar a todos os representantes dos municípios que participarão do projeto piloto como ele irá acontecer. Além disso, vamos cadastrar os técnicos e explicar as técnicas necessárias para as suas participações no curso”, diz Iolanda.
O Instituto Virtual de Ensino Avançado, de Florianópolis, Santa Catarina, é uma das mais renomadas instituições brasileiras de ensino à distância. O projeto é uma parceria da Anvisa, da OPAS e das Vigilâncias Sanitárias dos Estados.