A Secretaria Estadual de Saúde está realizando a I Oficina sobre Drogas e AIDS para professores no município de Floriano. A iniciativa é pioneira no Estado e faz parte da política de Redução de Danos do Ministério da Saúde. A oficina termina nesta quinta-feira. Segundo o Coordenador de Doenças Transmissíveis da SESAPI, Antão Ferreira, a meta é abordar a prevenção sobre o uso indevido de drogas como uma ação de saúde pública. A oficina está sendo realizada em parceira com as secretaria de saúde e educação do município e do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA de Floriano. Estão participando 30 professores da rede municipal e estadual de ensino que serão multiplicadores das informações para alunos do ensino fundamental. O evento está sendo ministrado pelo coordenador de Doenças Transmissíveis, Antão Ferreira, pela jornalista Fátima Oliveira e pela assistente Social, Miriam Lages. A iniciativa de trabalhar a prevenção ao uso indevido de drogas associado a AIDS é devido aos dados epidemiológicos do Ministério da Saúde mostrarem que a transmissão sanguínea representa 5,2% do total de casos de AIDS, destes, 4,8% fazem uso de drogas injetáveis. E mais da metade dos usuários de drogas já estão contaminados pelo vírus da AIDS devido ao compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas. Segundo Antão Ferreira, não são as drogas que transmitem o vírus da AIDS, mas sim, a via de administração da droga. "Ou seja, não é a droga que transmite o HIV, mas o sangue contaminado contido nas agulhas e seringas utilizadas e compartilhadas para injetar a droga", explicou. Para a jornalista Fátima Oliveira, a execução desta política pela Secretaria Estadual de Saúde está sendo um marco na prevenção da AIDS no Estado e deve ser descentralizada ao nível municipal com o apoio dos Conselhos Municipais de Saúde e Tutelares. A coordenadora do CTA de Floriano, Glorismar Darguil, disse que a programação da Oficina é baseada em ações direcionadas para valorização do ser humano e da vida;incentivo à educação para a vida saudável e o desenvolvimento pleno abstraído de consumo de drogas, a disseminação de informações e o fomento da participação da sociedade na multiplicação dessas ações preventivas.