Embora não seja um dos mais freqüentes entre a população, o câncer de boca também é motivo de inúmeras campanhas de prevenção. Entre os fatores de risco estão fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal ajustadas e dentes fraturados.
Na tentativa de esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de boca e os cuidados que se deve ter para uma boa higiene bucal, a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde Bucal e Tabagismo, realiza, no período de 28 de fevereiro a 4 de março, a Semana de Combate ao Câncer de Boca.
O evento tem o apoio da Maternidade Dona Evangelina Rosa e será realizado no Centro de Perinatologia e Maternidade. Durante a semana, segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Sesapi, Walesk Moreno, os profissionais irão visitar toda a Maternidade e Instituto de Perinatologia, onde irão fazer o teste da boca nos pacientes, funcionários e acompanhantes, alertando para os fatores de risco e sobre as formas de prevenção do câncer de boca.
“A intenção é que cerca de 3 mil pessoas sejam examinadas durante a semana e caso seja detectada algum caso, iremos encaminhar aos centros de referência para que sejam tratados”, afirma Walesk.