Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) irá realizar nos dias 03 e 04 de março, a oficina de Capacitação, Execução e Prestação de Conta de Projetos de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS.
A oficina será realizada no Real Pálace, em Teresina, de 08 às 18 horas. O tema principal de discussão durante o debate será a descentralização de recursos para os municípios e organizações da sociedade civil.
O objetivo do evento, segundo o coordenador de DST/AIDS da Sesapi, Antão Ferreira Filho, é capacitar os profissionais dos municípios, para descentralização de recursos para as ações de DSTs /HIV e AIDS.
Uma das ações é repassar o valor de 240 mil reais, para que seja dividido entre os municípios.Antão explica que cada município irá receber uma cota, de acordo como número de casos das doenças, população e serviços na área de DST/HIV e AIDS.
Serão capacitadas 50 pessoas dos municípios, selecionados de acordo com a população, presídio, assentamento, divisa, população de risco, cidade turística e projetos desenvolvidos.
Os profissionais que irão participar são coordenadores do projeto, um técnico financeiro e secretários municipais de Saúde. Os municípios relacionados e os quais os profissionais vão estar participando da oficina são: Altos, Amarante, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior,Corrente, Oeiras, Pedro II, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato,Uruçuí e Valença do Piauí.