Secretaria de Saúde realiza oficina sobre Prevenção das Drogas e AIDS A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA de Parnaíba realizou a II Oficina sobre o Uso Indevido de Drogas e prevenção da Aids nas Escolas. A iniciativa faz parte da política de prevenção das drogas e Aids e Redução de Danos do Ministério da Saúde. O objetivo é proporcionar aos professores das escolas públicas estaduais e municipais capacitação sobre prevenção do uso indevido de drogas e AIDS, com o intuito de engaja-los no apoio às atividades preventivas. Estão participando 30 professores da rede estadual e municipal de ensino de Parnaíba. Para o coordenador de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Antão Ferreira, a meta é dirigir a prevenção para os diferentes aspectos do processo do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, buscando desencorajar o uso inicial pelos adolescentes, promover a interrupção do consumo dos usuários ocasionais e reduzir as conseqüências sociais e de saúde como a transmissão da AIDS através da via de administração da droga. A Oficina foi ministrada pelo Coordenador de Doenças Transmissíveis, Antão Ferreira, pela jornalista Fátima Oliveira e pela Assistente Social Miriam Lages. Alice Vitória, coordenadora do CTA de Parnaíba, disse que trabalhar a prevenção das drogas em parceria com a prevenção da AIDS é uma estratégia de saúde pública voltada para minimizar as conseqüências do uso indevido de drogas, visando reduzir as situações de risco mais constantes desse uso como a transmissão da AIDS através do compartilhamento de seringas entre os usuários de drogas injetáveis e o não uso de preservativo por quem está usando algum tipo de substância psicoativa.