O Governador Wellignton Dias lançou hoje, no Hemopi, a Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea. A campanha é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e tem o apoio do Hemocentro de Piauí e do Exército Brasileiro.
Durante o lançamento da campanha, a diretora geral do Hemopi, Lúcia Brasil, destacou que o Hemocentro do Piauí já possui uma quantidade de 473 doações desde quando foi lançada a campanha em nível nacional. “A expectativa é que aumentem agora o número de doações, já que a campanha está sendo regionalizada. É importante frisar que qualquer pessoa saudável pode ser doadora”, disse a diretora.
O governador Wellington Dias falou da importância da realização da campanha. “É um movimento que já tem importante sucesso em outras regiões do país e queremos que seja sucesso também aqui no Piauí. Já sou doador de sangue e optei pela doação das minhas córneas e órgãos e agora vou também entrar nesta campanha solidária para dar esperança às pessoas que mais necessitam”, falou.
Segundo a coordenadora nacional da campanha e representante do Inca, Maria Marques, a política da doação de medula óssea é uma prioridade do Ministério da Saúde e os resultados têm sido positivos. “O Registro Nacional de Doadores de Médula Óssea (Redome) tem aumentado e é reflexo da política que vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde e por este governo que aposta na vida acima de tudo”, afirmou.
Maria ressaltou que desde que a campanha foi lançada nacionalmente no ano passado, o número de doações aumentou em 60%. “A prioridade do Ministério agora é intensificar a campanha nas regiões norte e nordeste, pois dos 105 mil doadores de médula óssea do país, apenas 4% são destas regiões”, comenta.
Vale lembrar que a médula do doador é retirada do osso por punções e é recomposta em 15 dias, sem deixar qualquer seqüela e os interessados em fazer doação de médula óssea podem procurar o Hemopi, que funciona para doações de domingo a domingo, de 7h30 às 18h, próximo ao Hospital Getúlio Vargas (HGV).