Referência no atendimento em saúde na região, o Hospital Estadual Florisa Silva, de Jaicós, já está realizando gratuitamente o teste do pezinho. Cerca de dez exames foram realizados nessa semana e, na última sexta-feira, 25, durante a visita do diretor do PCPR, Francisco das Chagas Ribeiro Filho, e dos deputados Nazareno Fonteles e João de Deus, foi feita uma demonstração do exame, com o pequeno Luís Felipe, de apenas um mês.
O teste do pezinho é um importante instrumento para detectar deficiências e doenças. Uma delas, por exemplo, é a doença hereditária Fenilcetonúria, causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima do fígado, impedindo a metabolização de uma aminoácido, cujos níveis elevados no sangue são extremamente nocivos ao cérebro, chegando a causar deficiência mental irreversível.
Mas esse é apenas um dos benefícios oferecidos pelo Hospital de Jaicós, que é um exemplo da reestruturação hospitalar feita pelo Governo Wellington Dias. Encontrada sem condições de funcionamento, a unidade possui hoje oito enfermarias totalmente climatizadas, atende até 200 pacientes por mês, foi completamente reformada, oferece atendimento especializado, possui salas de observação, centro cirúrgico e prepara-se para ser mais um hospital Amigo da Criança, através do incentivo ao aleitamento materno.
Outro destaque é a brinquedoteca, voltada para atividades recreativas às crianças em tratamento, e constituído com material doado pela Uespi. “Todo esse material é resultado de uma exposição dos alunos do curso Normal Superior sobre Educação e Arte Infantil”, esclareceu Aurenir Paiva, coordenadora do núcleo da Universidade em Jaicós.