A Secretaria Estadual de Saúde está mobilizando os profissionais de todos os municípios para desenvolver ações de prevenção no combate a tuberculose. As ações fazem parte do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que é comemorado dia 24 deste mês.
Os municípios irão desenvolver ações como palestras, busca de sintomático respiratório e outros serviços de saúde relacionados à tuberculose. Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose da Secretaria de Saúde, Amália Carvalho, a média anual de casos de tuberculose no Piauí é de 1.300 casos.
As ações em Teresina começam uma semana antes do dia 24 de prosseguem até o dia 08 de abril. Em Teresina serão desenvolvidas ações voltadas para as escolas, unidades de saúde, afixação de cartazes em ônibus, entre outras.
Além de palestras os profissionais de saúde da Sesapi irão realizar treinamento, supervisão e implantação de serviços, em municípios onde não existem. De acordo com Amália Carvalho, o principal sintoma da tuberculose é a tosse com catarro por três dias. Outros sintomas são a falta de ar, perda de peso e febre. A pessoa que apresentar estes sintomas deve procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa.