Uma cartela com dez comprimidos de AAS (500mg) por apenas 35 centavos e uma variedade de dezenas de outros medicamentos para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções verminoses são exemplos de produtos que podem ser adquiridos na Farmácia Popular do Piauí. Pronta para funcionar, sua inauguração está prevista para o dia 28 próximo. A farmácia terá uma campanha, na mídia, para esclarecer a população sobre sua significação. O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Mário Abel Lima Barros, estima que o atendimento diário será em torno de 150 pessoas.
Trata-se de um projeto amplo que oferece medicamentos que atendem as doenças que ocorrem com maior freqüência. De início, será uma farmácia no centro de Teresina, Rua Felix Pacheco 511, Centro/Sul, mas há previsão para instalação de mais cinco estabelecimentos iguais, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Mocambinho, Piçarreira I, Dirceu Arcoverde e Parque Piauí. Nas farmácias, serão vendidos produtos com preços 85% abaixo do mercado.
No interior do Estado, serão abertas farmácias em Parnaíba, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Todas receberão pessoal técnico treinado especificamente para atendimento personalizado, como farmacêuticos, caixas e atendentes como aconteceu na farmácia do centro de Teresina para a qual foram treinados oito funcionários, entre os quais dois farmacêuticos.
Pelos telefones (86) 217 3606 e 217 3385, qualquer consumidor pode consultar a relação do medicamento disponível na farmácia. Para sua aquisição, contudo, deve ter uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, contendo medicamentos disponíveis no programa. A receita é importante para impedir a automedicação que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.
O programa é executado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde que adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas farmácias populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço do medicamento.