A partir desta segunda-feira, dia 21, às 11h, o piauiense poderá comprar remédios por preços mais baratos. É que será inaugurada a primeira Farmácia Popular do Piauí, que funcionará na Pacheco 511, Centro/Sul, prédio onde funcionou a antiga farmácia do Servidor do Iapep. A inauguração será feita pelo governador Wellington Dias, pela primeira dama do Estado, Rejane Dias e pela secretaria estadual da Saude, Tatiana Chaves, sendo que a solenidade contara com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Mministerio da Saude, Dirceu Barbano, do prefeito de Teresina, Silvio Mendes e do presidente da Fundação Municipal de Saude, João Orlando. O grande diferencial da Farmácia Popular diz respeito ao preço dos remédios, que chega a ser 85% mais barato que nas farmácias comerciais, sendo que a farmácia disponibiliza cerca de 90 tipos de medicamentos, que servem para as doenças mais comuns na população, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções verminoses, dentre outros. O programa é executado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde que adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas farmácias populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço do medicamento. Pelos telefones (86) 217 3606 e 217 3385, qualquer consumidor pode consultar a relação do medicamento disponível na farmácia. Para sua aquisição, contudo, deve ter uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, contendo medicamentos disponíveis no programa. A receita é importante para impedir a automedicação que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.