O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com o Governo do Piauí, vem realizando uma série de atividades e campanhas para eliminação da hanseníase, levando informações sobre detecção, tratamento e cura da doença. O trabalho do movimento consiste em levar palestras, apresentações teatrais, fazer a distribuição de folhetos e cartilhas, além de interagir com a comunidade local.
Essas campanhas contam com a participação de vários artistas e voluntários, como a participação do cantor Ney Matogrosso, que esteve recentemente, em Teresina, lançando a campanha estadual de Eliminação da Hanseníase.
Chega a Teresina nesta segunda-feira, 21, a atriz Elke Maravilha, que vem reforçar a campanha e participar de audiências com a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, sobre a realização do Encontro Nacional do movimento em Teresina. A atriz faz parte do Morhan, vem constatar a situação da hanseníase no Piauí, já que o Estado possui índice elevado da doença no País e parece existir uma tendência no aumento da transmissão, provavelmente devido ao diagnóstico tardio causado pelas dificuldades de acesso.
Em 2003, foram diagnosticados 1.789 casos novos residentes, apresentando, assim, uma taxa de detecção de 6,1 casos por 10.000 habitantes e 11,8 por 10.000 habitantes em menores de 15 anos, demonstrando um nível endêmico muito alto, segundo parâmetro nacional. Dos 1.789 pacientes diagnosticados; 91,3% foram avaliados quanto ao grau de incapacidade e 3,1% apresentam algum tipo de incapacidade.
Dos casos curados; 65,6% foram avaliados no momento da cura e 2,2% dos curados apresentam algum grau de incapacidade. O programa de controle da hanseníase no Piauí cobre 96,4% dos municípios, abrangendo 98,6% da população do Estado.
Outras informações: Nelcina Vaz: 216 3554 e 9996 0717 ou Lucimar Batista (Morhan): 9987 3156