A primeira Farmácia Popular de Teresina foi inaugurada nesta segunda-feira, 21, e até o final do ano outras nove unidades serão inauguradas na capital e interior do Estado, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano, que esteve na solenidade de inauguração da farmácia representando o ministro da Saúde, Humberto Costa. Segundo o secretário, na quarta-feira, 23, já estará publicada no Diário Oficial da União a habilitação do Estado para receber recursos para outras nove unidades da Farmácia Popular do Brasil. Estiveram presentes à inauguração o governador Wellington Dias, a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, a secretária da Assistência Social e Cidadania e coordenadora geral da Ceid, Rejane Dias, o representante da Fundação Oswaldo Cruz, Jorge Pessania, o presidente da Fundação Municipal de Teresina, João Orlando, os deputados estaduais Flora Izabel, João de Deus e Marilene Aguiar. O governador Wellington Dias frisou a importância da Farmácia Popular. “Ela vai dar oportunidade para que milhares de homens e mulheres do nosso Estado tenham acesso a medicamentos por um preço mais barato que nas farmácias convencionais, possibilitando, assim, um tratamento digno”, disse. Rejane Dias afirmou que a instalação da Farmácia Popular é mais um passo que os governos federal e estadual dão para a inclusão social. “Nós temos uma dívida social muito grande com nossa população e queremos ajudar como equipe de governo a encampar este projeto que vai atingir todas as classes sociais, fazendo com que as pessoas mais necessitadas tenham acesso a estes medicamentos”, ressaltou. Para a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, quem ganha com a abertura da Farmácia Popular é justamente a população mais carente. “Aqui na farmácia existem 91 tipos de medicamentos que cobrem 80% das doenças mais comuns entre a população. E o que e melhor: os preços chegam a ser até 85% mais barato que nas farmácias comerciais”, disse. Mais inaugurações Também, nesta segunda, foram abertas outras seis unidades da Farmácia Popular em Recife, Olinda, Curitiba, Fortaleza, Belém e Distrito Federal. Na Farmácia Popular as estruturas das unidades são diferenciadas, permitindo uma atenção farmacêutica adequada e a realização de ações educativas. Cada unidade conta com nove funcionários, entre farmacêuticos, atendentes e auxiliares. Com isso, o programa chega a 38 unidades em 15 cidades de todas as regiões do país e é uma alternativa de acesso à medicação para mais de 30 milhões de pessoas. O programa possui unidades também em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Vitória da Conquista (BA), Itabuna (BA), Caxias do Sul (RS), Manaus e Goiânia. A previsão do Ministério da Saúde é de que nos próximos meses mais 40 farmácias estejam em funcionamento no país. Para isso, o ministério firmou convênio com entidades filantrópicas e também habilitou parceiros estaduais e municipais. A Farmácia O programa é gerenciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e beneficia as pessoas com dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos remédios. No programa Farmácia Popular, os produtos são adquiridos pela Fiocruz junto a laboratórios públicos e privados - exclusivamente para o programa - e repassados à população pelo valor de custo. Assim, as pessoas conseguem um desconto de até 85% em suas despesas. Em nove meses, o programa já disponibilizou mais de 4,6 milhões de medicamentos, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos. Os maiores beneficiados são os cidadãos que sofrem de hipertensão, diabetes e problemas gástricos. Entre os dez medicamentos mais procurados oito são indicados para esses tratamentos. As farmácias oferecem 91 itens que correspondem a aproximadamente 2 mil apresentações comerciais, incluindo preservativo masculino e medicamentos indicados para as doenças de maior incidência no país. Pesquisa do Ministério da Saúde constatou que o programa tem a aprovação de 91% dos usuários, sendo o atendimento considerado um ponto forte, com 97% de aprovação. Todas as farmácias da rede são equipadas com aparelhos de televisão e vídeo, onde são exibidas campanhas educativas do Ministério da Saúde, como combate à dengue, DST/Aids etc. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Para ter acesso ao programa basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica prescrita por profissionais da rede pública ou particular. Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população deve telefonar para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou acessar a página do Farmácia Popular na internet www.saude.gov.br/farmaciapopular). A primeira farmácia da capital piauiense funciona no Centro (Rua Félix Pacheco, 1530 - anexo ao prédio do Iapep - Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí).