A Maternidade Dona Evangelina Rosa é hoje referência para todo o Estado e realiza uma média de 1.400 internações por mês, sendo que mais de mil são para a realização de partos. Ao longo dos anos a Maternidade passou por reformas ambientais e estruturais, sendo que hoje possui 248 leitos obstétricos e 167 leitos neonatais. É a maior maternidade do Estado, sendo responsável por 63% dos nascimentos ocorridos em Teresina. A Maternidade Dona Evangelina Rosa é responsável também pelos estágios dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades Federal (UFPI) e Estadual do Piauí (Uespi), dos curso de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e de Enfermagem da NovaFapi. E responsável pelos cursos de pós-graduação com os programas de Residência Médica em Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria. Com a Gestão Plena no Sistema Único de Saúde, a Maternidade passou a ser referência na rede municipal de saúde à assistência a gestantes de alto risco, mantendo a referência estadual.