A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde vai reunir, de segunda a quarta-feira, no Rio Poty Hotel, os prefeitos e secretários municipais de Saúde do Piauí durante o Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais. O Seminário que será aberto às 9h pelo governador Wellington Dias, é uma iniciativa tripartite – SESAPI, MS, COSEMS – estando prevista a participação de técnicos do nível central (CONASEMS e CONASS e M.S). Na ocasião, ainda será lançado oficialmente o Programa estadual de Triagem Neonatal, Teste do Pezinho, que passará a ser feito de forma gratuita em todo Piauí. De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, o evento se destina, principalmente, aos novos Prefeitos e Secretário Municipais de Saúde. “Nosso objetivo é sensibiliza-los para o processo de gestão do SUS, promovendo uma primeira aproximação e discussão sobre as questões que na atualidade constituem a agenda do SUS, tais como: Responsabilização Sanitária; Pactuação Solidária, Financiamento no SUS (PPI), Humanização da Atenção e da Gestão, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e Ambiental”, ressalta a secretária.