O Ministério da Saúde através da Portaria nº 171 de 22 de março de 2005 credenciou o HGV como referência na Assistência de Alta Complexidade em Tráumato-Ortopedia. Segundo a diretora do HGV, Joana Zélia Arcoverde, os pacientes que antes tinham que se deslocar para outros Estados para realizarem cirurgias ortopédicas a nível de alta complexidade, agora podem fazer aqui mesmo em Teresina. Segundo o coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, Anderson Carvalho, o credenciamento do HGV em alta complexidade em ortopedia significa um acréscimo de recursos no valor de R$ 252 mil para investimentos na área e conseqüentemente os profissionais terão melhores condições de trabalho e os pacientes poderão realizar cirurgias de coluna, escoliose e outros tipos de fraturas. Além de cirurgias em artrose no quadril, no joelho e cirurgias na mão, antebraço, perna, tornozelo. O credenciamento permite também a assistência ortopédica infantil e traumatologia ortopédica de urgência e emergência. HGV recebe certificação de Hospital de Ensino no Estado A Portaria Ministerial MEC/MS 450 de 24 de março de 2005 certifica o HGV como Hospital de Ensino e Pesquisa no Estado. Com essa adequação o HGV vai receber mais recursos para investimento na área . Joana Zélia Arcoverde disse que o HGV recebeu o título devido ter preenchido todos os pré-requisitos exigidos pelo MEC e Ministério da Saúde como possuir alunos de graduação; fazer parte de uma rede integrada do SUS e ter uma estrutura organizada para pós-graduação. O HGV possui quatro Programas com residência médica e 100 alunos entre os de graduação e pós-graduação das universidades federal, estadual e particular.