"Se você ama seu bebê, não deixe de fazer" é o slogan da Campanha Estadual de Triagem Neonatal, o Teste do Pezinho, uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), lançada, oficialmente, nesta segunda-feira, 4, no Rio Poty Hotel, na abertura do Seminario de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais. A coordenadora estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal, Gardênia Val, informou que a coleta de sangue é feita nos postos dos municípios, o material é enviado para o Lacen, em Teresina, e havendo detecção de patologias congênitas, como fenilcetonuria e hipotireoidismo, a criança é enviada ao Hospital Infantil Lucídio Portela, na capital, para que seja tratada precocemente. O Piauí tem hoje 108 postos credenciados para a realização do teste de triagem neonatal. A Sesapi já capacitou técnicos de todos os municípios piauienses para colher o material. “Agora, é preciso que os gestores cujos municípios ainda não estão fazendo a coleta de sangue solicitem o material junto à Sesapi via ofício, para que o Estado atinja a meta de capacitar os 223 municípios. “É uma conquista, pois isso representa a possibilidade de cuidar mais cedo de nossas crianças”, disse o governador Wellington Dias. O teste do pezinho só era realizado pela Apae, por requisição do Sistema Único de Saúde ou nos laboratórios particulares, ao custo de R$ 200. Hoje, o teste pode ser feito gratuitamente em toda a rede credenciada. A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, ao assumir, firmou parceria com a Sesapi para que o Piauí fosse credenciado para a realização do exame. “Quando assumi a Ceid, percebi que o Piauí era um dos poucos Estados que não estavam incluídos no Programa Nacional de Triagem Neonatal; então, assumi o compromisso de lutar para que o programa fosse implantado em todo o Estado. O resultado é que em 2004 o Piauí tornou-se o 24° Estado brasileiro a implantar o programa de triagem neonatal”, informou. Rejane Dias afirmou que "até agora, 97 municípios têm mandado a sua coleta de teste do pezinho, mas queremos atingir os 223 municípios do Estado. É importante que as mães sejam orientadas a levar as crianças para fazer o teste”, alertou a coordenadora Rejane Dias. Para os gestores municipais, a campanha é importante por somar esforços no combate a doenças que podem ser precocemente prevenidas. “É muito importante, pois desde que se realize o teste do pezinho pode se corrigir algumas patologias que poderão ter reflexos negativos na vida adulta”, disse a secretária de Saúde do município de Jatobá do Piauí, Gardênia Félix.