O segundo dia do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais foi aberto com a mesa com a mesa redonda “Regionalização: estratégia política e operacional de descentralização e pactuação solidária no Sistema Único de Saúde”, tendo como expositora a doutora Adriana Nunes, representante do Ministério da Saúde. A mesa foi coordenada pela presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Patrícia Santos. Em seguida, o evento prosseguiu com um painel sobre “A saúde do trabalhador e a Vigilância Sanitária no contexto da gestão municipal e da Responsabilidade Sanitária no SUS/PI”, tendo como painelistas o secretário de saúde do Estado do Tocantins, Rubem Ferreira, e a assessora técnica do Cosat / MS, Maria da Graça Hoesel e coordenada pela secretária estadual da Saúde do Piauí, Tatiana Chaves. Durante sua exposição, o secretário Rubem Ferreira destacou a importância do trabalho da Vigilância Sanitária para a sociedade, principalmente no que se refere às inspeções a estabelecimentos e produtos que são comercializados, que garantem uma melhor qualidade de vida para a população. Rubem mostrou, através de imagens, os absurdos encontrados durante estas inspecções em estabelecimentos comerciais, hospitais, postos de saúde, restaurantes, feiras, dentre outros. “São raras as frutas que não têm um teor de agrotóxico bem grande”, disse. Em sua fala, a secretária Tatiana Chaves, que também é diretora da Vigilância Sanitária Estadual, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado no Estado, com o apoio das Visas municipais. “Nos últimos dois anos temos implementado uma série de ações que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirmou. Vale resaltar que o Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais foi aberto ontem e será realizado até esta quarta-feira, dia6, no auditório do Rio Poty Hotel e conta com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o Estado.