A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está colocando, à disposição das mães de 100 municípios piauienses, postos de coletas de material para o teste do pezinho levando, às mais distantes cidades, essa prevenção instituída pelo Governo do Piauí para execução, em todo o Estado, a realização através da Coordenação de Atenção aos Portadores de Deficiência e Coordenação do Programa Nacional de Triagem Neonatal.
Com esses postos, será possível levar o serviço aos distantes pontos do Estado e, a cada dia, o atendimento é acompanhado, em Teresina pela coordenadora Gardênia Val. Os municípios piauienses - até agora cadastrados, num total de 100 - têm postos localizados em hospitais regionais, postos de saúde ou em unidade mista de saúde. O trabalho é direto e os resultados são satisfatórios, segundo a coordenadora.
Em Teresina, o teste do pezinho está sendo realizado na Maternidade Evangelina Rosa, sendo o único ponto em que a campanha vem se desenvolvendo desde o seu lançamento. Os 100 postos estão preparados para recolher o material para o teste que é realizado pelo Laboratório Central em Teresina.
Quando detectada alguma patologia, a criança é trazida para o Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, para as providências que o caso requer. O Estado está disponibilizando esse teste gratuitamente graça a um convênio da Coordenação de Atenção aos Portadores de Deficiência e Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid). Antes, somente a Associação dos Pais Amigos dos Excepcionais (Apae), em Teresina, realizava o teste cobrando R$ 200,00.