Por Lindalva Miranda
Uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde irá realizar a partir de hoje na cidade de Parnaíba, um treinamento em hanseníase, para a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). O treinamento inicia hoje, dia 18 e prossegue amanhã, encerrando na próxima quarta-feira, dia 20 deste mês.
Segundo a supervisora da Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde, Nelsina Vaz, durante o treinamento serão discutidos a eliminação da hanseníase e a responsabilidade dos gestores e profissionais de saúde. Também irão discutir sobre o diagnóstico e o tratamento do doente.
Após o treinamento será feito junto ao doente, a intensificação de diagnóstico e a descentralização, para cada equipe do PSF. “Cada equipe irá assistir ao paciente de sua área”, ressalta Nelsina.
Os pacientes serão avaliados e diagnosticados, ou seja, os pacientes que já tiverem a hanseníase, serão avaliados sob o ponto de vista de como se encontra sua situação e se existe algum comprometimento físico e qual o grau desse comprometimento.
Para os casos suspeitos, Nelsina Vaz esclarece que será realizado o diagnóstico e em seguida será dado início ao tratamento. “Isso se for comprovado no exame específico para hanseníase”, acrescenta.O exame clínico de pele para o diagnóstico da hanseníase são: tipos de manchas na pele e alteração da sensibilidade.