Dos 300 hospitais que possuem o título de Amigo da Criança no país, 11 estão no Piauí. Os títulos são conferidos pela Organização Mundial de Saúde e pela Unicef. Um detalhe interessante é que nos últimos dois anos três hospitais estaduais conseguiram o título. Foram eles: Hospital Josefina Getirana Neta (Pedro II), Hospital Santa Cruz (Pedro II) e Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. Além destes são Amigos da Criança o Hospital Regional Leônidas Melo (Barras), Maternidade Dona Evangelina Rosa, Maternidade São Raimundo Nonato (Piracuruca), Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância (Parnaíba), além da Unidade de Saúde Buenos Aires (Teresina), Unidade de Saúde do Satélite (Teresina), Unidade de Saúde Wall Ferraz e Unidade de Saúde do Promorar. Para garantir estes títulos, o Governo do Estado preparou todos estes hospitais, reformando-os e adequando-os no sentido tornar a vida da mãe e dos bebês mais confortável. Foi fundamental também o cumprimento dos dez passos para o incentivo ao aleitamento materno por parte dos hospitais. No caso do hospital de São Raimundo Nonato, foi feito um treinamento específico tendo em vista o título. “Treinamos todos os funcionários do hospital, desde as pessoas que trabalham em serviços gerais até os médicos, especialmente quem trabalha diretamente com as mães”, explica a diretora do hospital, Dulce Koshimura. No hospital, todas as mães que dão entrada no hospital recebem uma palestra sobre as necessidades básicas dos bebês e se consultam regularmente com nutricionistas e pediatras. “A criança tem consulta de puericultura com o pediatra em que a mãe é orientada se porventura ela tiver alguma intercorrência. O pessoal do Programa Saúde da Família também recebeu o treinamento”, ressalta Dulce. Além de tudo isso, todos os bebês que saem do hospital de São Raimundo Nonato fazem o teste do pezinho e já saem com sua certidão de nascimento. “Tudo que podemos fazer para melhorar a vida das mães e das crianças estamos fazendo. É por isso que nosso hospital recebe com muito orgulho esse título”, diz a diretora. Segundo a assessora do Ministério da Saúde na área de saúde da criança, Sônia Trindade, o fato de um hospital possuir um título de Amigo da Criança é de extrema importância, já que a mãe que for atendida neste hospital terá a certeza de que será bem apoiada desde a hora do parto até a hora da alta, principalmente no que se refere ao aleitamento materno. De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde, Carmem Viana, foram realizados inúmeros treinamentos de manejo e promoção do aleitamento materno totalizando trinta e dois hospitais do estado com equipes treinadas para implementar a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Além disso, foi realizada a reavaliação em oito dos hospitais já detentores do título. VANTAGENS Para a mãe O Hospital que possui o título de Amigo da Criança tem, entre outras vantagens, a garantia de que a mãe terá menos probabilidade de ter câncer de útero, ovário, câncer de mama e osteoporose. Além disso, a mãe volta ao peso normal mais rapidamente. Para o bebê Além de ter uma vida mais saudável, aumenta o vínculo com a mãe.