Técnicos da coordenação de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) estão percorrendo os municípios piauienses discutindo as estratégias para a Campanha de Vacinação contra a gripe para os maiores de 60 anos, que começa no próximo dia 25.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, já foram realizadas 14 reuniões nas regionais. “Vários municípios já estão capacitados para esta campanha. Todo o material também já foi distribuído e fizemos o planejamento de metas para cada região”, afirma.
De acordo com a coordenadora, este ano, a meta é vacinar 249.159 pessoas com 60 anos ou mais. “O desempenho da Sesapi no ano passado foi muito bom, sendo que conseguimos alcançar uma média de 93,68% da nossa meta”, diz.
Damasceno destaca que é importante que os idosos procurem um posto de vacinação mais próximo para tomarem a vacina. “Além da vacinação contra a gripe, nós estaremos atualizando o cartão dos idosos com vacinações contra a febre amarela, difteria e tétano”, ressalta.
Vale ressaltar que as campanhas de vacinação contra a gripe vêm reduzindo, e muito, os riscos de pneumonia, o número de hospitalizações por doenças cardíacas, de doenças cerebrais e até da mortalidade das pessoas com 60 anos ou mais.
NÚMEROS
No ano passado, a Campanha de Vacinação contra a Gripe superou todas as expectativas no país. Em apenas 14 dias foram vacinados quase 13 milhões de pessoas, alcançando 85% da população com 60 anos ou mais. Pela primeira vez no Brasil 95% dos municípios alcançaram as metas de vacinação. Este ano a meta é superar mais ainda estes números.