Com a certificação como Hospital de Ensino, pesquisa e extensão concedida pelo MEC e Ministério da Saúde, o Hospital Getúlio Vargas vai contar com mais recursos para a área. O Governo Federal vai destinar cerca de R$ 100 milhões por ano para os 148 hospitais universitários e de ensino no Brasil. Os recursos serão aplicados na formação de alunos e educação permanente, pesquisa e avanços tecnológicos em saúde. Segundo a diretora geral do HGV, Joana Zélia Arcoverde, os critérios para ser considerado um hospital de ensino são: ter atividades curriculares e internato na totalidade dos estudantes de pelo menos um curso de medicina e promover ações de outro curso de graduação superior na área de saúde. Além de programas de residência médica regularmente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e contemplar no mínimo dez vagas para o primeiro ano. O HGV possui cerca de 300 alunos de graduação e pós-graduação das universidades federal e estadual. Para Joana Zélia Arcoverde, um Hospital de Ensino é um local diferenciado de atenção à saúde, com vocação para alta complexidade, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico. No Brasil existem 148 hospitais universitários e de ensino. Desse total, 41 são do Ministério da Educação; três são federais; 47 estaduais; seis são municipais; 49 filantrópicos e dois privados. Os estados com maior número deles são: São Paulo (24), Rio Grande do Sul (21) e Minas Gerais (15). Em seguida vem o Rio de Janeiro (13) e a Bahia (12). No Piauí existem dois, o Hospital Universitário que atende em nível de Atenção Básica e o HGV em nível de média e alta complexidade. Os leitos do SUS nos hospitais de ensino somam 42.757, o que representa 10,9% do total existente no país. O HGV possui 427 leitos.