Mais de 200 pessoas participaram hoje, na cidade de Floriano, do lançamento do programa Cidadão Vigilante, da Secretaria Estadual de Saúde. O evento, que contou com uma palestra ministrada pela secretária da Saúde, Tatiana Chaves e pelas diversas coordenadorias da Vigilância Sanitária Estadual, teve a presença do prefeito da cidade, Joel Rodrigues, do vice-prefeito Valério Carvalho, do secretário municipal de Saúde Oscar Procópio e de diversas autoridades da região. De acordo com a secretária, o programa pretende chamar atenção do cidadão para a necessidade de participar do processo de prevenção, diminuindo assim os riscos e agravos à saúde, que superlotam hospitais e levam a óbito milhares de pessoas todos os dias. “A idéia é levar essas informações às escolas, associações de moradores, comunidades, enfim, para mais perto da população já que ela é deve ser o fiscal mais importante do sistema”, explicou Tatiana Chaves. O programa, que vai levar informações sobre como o uso adequado de medicamentos, saneantes, serviços de saúde, alimentos, lixo e outros instrumentos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, deverá ser estendido nas próximas semanas para todo o Estado. Além disso, ele ainda vai contar com um disque-denúncia, que vai funcionar em todo Estado. “Nossa idéia é garantir uma saúde preventiva, integral e igualitária. Para isso temos que trabalhar nos municípios, conhecendo as suas realidades e garantindo uma maior resolutibilidade”, disse Tatiana. Durante o evento, a secretária da Saúde ainda anunciou a entrega de novos serviços para o município. “A cidade de Floriano vai receber até o final de junho uma unidade da Farmácia Popular, que vende medicamento até 90% mais baratos e até o final do ano um dos Centros de Regional em Saúde do Trabalhador. Também estamos entregando hoje na cidade três computadores que serão entregues ao hospital Regional Tibério Nunes, Secretaria Municipal de Saúde e para o Siafem, que é o novo sistema financeiro do Estado. Esses computadores estarão interligados com a central em Teresina para que nós possamos controlar e resolver os problemas de forma conjunta e integrada”, destacou a secretária. Para o prefeito Joel Rodrigues, o trabalho da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as prefeituras reflete o compromisso do Governo do Estado em resolver, ou pelo menos minimizar os problemas, de forma mais eficiente e participativa. “Um bom trabalho só é possível com essa parceria. Estamos empenhados nisso e estamos muito contentes e agradecidos por poder contar com um Governo tão participativo. Isso é compromisso com o povo”, disse Joel Rodrigues. Além do lançamento do programa Cidadão Vigilante, a Secretaria Estadual da Saúde levou a Floriano técnicos da diretoria de Vigilância Sanitária que durante sete dias ministraram o Curso de Capacitação em Inspeção em Serviços e Produtos. O curso foi ministrado para as vigilâncias sanitárias de trinta e três municípios da macro-região de Floriano e preparou os agentes, através de teoria e prática, para acompanhar, orientar e fiscalizar de forma correta os produtos e serviços nas suas comunidades. Desde a última quinta-feira a equipe de técnicos da Secretaria Estadual da Saúde também está em Floriano orientando, dando suporte, esclarecendo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, os diretores dos hospitais e unidades mistas, coordenadores regionais de Saúde, prefeitos e secretários da macro-região de Floriano. Ontem e hoje a secretária da Saúde, Tatiana Chaves, e representantes das diretorias de Unidades de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), de Planejamento, de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde e do Fundo Estadual de Saúde participaram de uma série de reuniões no sentido de tirar as dúvidas e dar uma maior resolutibilidade aos problemas das regiões. Ainda em Floriano, os técnicos da Saúde apresentaram o Siafem para os hospitais e se reuniram com os diretores das Unidades Gestoras da região sul do Estado, integrando as regiões de Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.