O mundo inteiro comemora no próximo domingo, dia 1º de Maio, o Dia do Trabalho. Nos últimos anos, os acidentes de trabalho crescem e impõe ao poder público e a sociedade em geral uma discussão séria e que possa dar frutos no sentido de diminuir os altos índices registrados no Brasil.
Nesse sentido, a Secretaria Estadual da Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador vai realizar nos dias 28, 29 e 30 de abril o Seminário Acidentes de Trabalho: Refletir e Agir.
De acordo com a secretária da Saúde, Tatiana Chaves, o objetivo do evento é desenvolver um amplo processo de sensibilização sobre acidentes de trabalho. “A política de saúde do trabalhador é uma prioridade do Ministério da Saúde e será desenvolvida esse ano através de grandes ações. Além do seminário, vamos realizar conferências nas macrorregiões do Piauí com o objetivo de diagnosticar os principais problemas dos nossos trabalhadores e assim poder colocar em prática uma ação não apenas assistencial, mas principalmente preventiva”, explica a secretária.
Deverão participar do seminário, representantes de sindicatos, profissionais da área de saúde e trabalhadores em geral. Antes da abertura do seminário, no dia 28, a Delegacia Regional do Trabalho irá entregar durante um café da manhã, o prêmio de melhor reportagem sobre “Acidente de Trabalho”.
No dia 29,a partir das 14h, o seminário será aberto com a exposição “Acidentes de Trabalho no Piauí: A Realidade Retratada”, além da exibição de vídeos. No dia 30, a partir das 8h, no auditório do Luxor Hotel, um representante do Ministério da Saúde fará uma conferência sobre a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador, Renast. Logo após, a secretária da Saúde, Tatiana Chaves ministrará a conferência “As Mudanças Institucionais na Área de Saúde do Trabalhador após a Constituição de 1988”.
As 11h, será a vez do médico do trabalho e coordenador do grupo de Acompanhamento de Acidentes do Trabalho, Francisco Luiz Lima, fazer a conferência “Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do Piauí”. No dia 30, a partir das 14h, vários expositores farão uma mesa redonda sobre as Ações em Saúde do Trabalhador. Participarão dessa discussão representantes do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho, da Central Única dos Trabalhadores, do INSS, da DRT-PI, do Ministério Público e de técnicos do Ministério da Saúde.