O coordenador geral de Políticas de Qualificação de Atenção à Saúde (Qualisus) do Ministério da Saúde, Antonio da Cruz Gouveia, se reúne nesta quinta-feira, às 8h, na sala de reuniões da secretaria, com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, Mário Abel, com a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia, e diretores de outros hospitais de referência da capital.
O objetivo da visita do coordenador ao Estado é a implantação do Programa Qualisus no Hospital Getúlio Vargas. Para isso, Antônio da Cruz irá fazer uma vistoria no hospital para detectar as maiores carências do hospital, no sentido de que sejam que possam ser atendidas com o programa, visando a garantia de atendimento de qualidade aos usuários do SUS, principalmente nas emergências dos hospitais públicos.
O Qualisus é um conjunto de mudanças que visa proporcionar maior conforto para o usuário, atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital. Em conseqüência, o QualiSUS contribui para salvar um maior número de vidas, com a redução dos danos à saúde, além de assegurar a satisfação por parte da população com o atendimento recebido nos hospitais da rede pública- é o respeito ao direito de cidadania.
O programa surgiu depois de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que detectou que as filas nas emergências dos hospitais, o longo tempo de espera para a realização de exames e cirurgias e a incapacidade das unidades de saúde de acolherem os pacientes são queixas freqüentes entre os usuários do SUS. De acordo com a pesquisa, concluída no final de 2003, mais de 90% da população brasileira é usuária de alguma forma do SUS.
Vale destacar que os hospitais atendidos pelo QualiSUS recebem equipamentos novos, comprados pelo Ministério da Saúde, e têm suas instalações reformadas.