Os coordenadores da Política de Melhoria da Qualidade da Assistência no SUS-QUALISUS do Ministério da Saúde, Antônio Mendes e Ubiratan Moreira visitaram hoje o Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas para constatar a situação real da urgência e emergência no Estado do Piauí. Eles estão fazendo uma análise para implantar o QualiSUS no Estado.
Com o QualiSUS, a emergência do HGV vai passar por reformas, ganhar equipamentos novos, receber assessoria para a gestão e em conseqüência vai oferecer melhores serviços à população. Para garantir essas melhorias o Ministério da Saúde vai investir R$ 640 milhões até 2006 nos hospitais que atendem urgência nas áreas metropolitanas de todo o país. O HGV será o 10° hospital a implantar o QUALISUS no Brasil. A Política de Melhoria da Assistência das Urgências já existem em nove capitais brasileiras.
Segundo Antônio Mendes, do Ministério da Saúde, o projeto implanta o acolhimento com classificação de risco, que prioriza o atendimento por gravidade de caso e não por ordem de chegada, como costuma ocorrer. “A das mudanças físicas e de equipamentos, haverá também uma mudança no gerenciamento e organização dos serviços que permitam um atendimento com maior qualidade”, esclareceu.
O Programa será resultado de parcerias entre o Governo Federal, o Estado e o Município. “Cabe ao Ministério da Saúde a assessoria técnica na gestão dos hospitais e o investimento para a reforma e a compra de equipamentos. O Estado e o Município são responsáveis pelo gerenciamento dos hospitais, pela garantia do material de consumo e pela gestão de recursos humanos”, explicou Antônio Mendes.
Durante a visita dos técnicos, a diretora geral do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia Arcoverde mostrou todas as dependências do HGV e como funcionam os serviços para os técnicos do Ministério. Aompanharam a visita, o diretor da Unidade de Vigilância à Saúde da Sesapi, Mário Abel, o assessor técnico, Osvaldo Bonfim e a diretora do Pronto-Socorro, Ceciane Alves.