A Secretaria Estadual de Saúde divulgou hoje uma parcial do resultado Campanha de Vacinação contra a Gripe para as pessoas que têm 60 anos ou mais em todo o país. A campanha teve início no dia 25 de abril e prossegue até o dia 06 de maio em todo o Estado. Vale ressaltar que amanhã, dia 30 de abril, será o Dia D de Mobilização da Campanha. A solenidade será realizada às 8h, na Maternidade Wall Ferraz, bairro Dirceu Arcoverde, contará com a presença da secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando, dentre outros. Pela parcial divulgada pela secretaria, até ontem, a regional de Teresina conseguiu vacinar 10.659 pessoas, sendo que a meta é vacinar 69.120. Este total equivale a 15,42% da meta. Na regional de Parnaíba, a meta é vacinar 21.919 idosos, sendo que até o momento foram vacinados 1.109 pessoas, que equivale a um percentual de 5,06%. Na cidade de Barras a meta era de 18.371, tendo sido vacinados 2.331 idosos. Já na regional de Floriano deverão ser vacinadas 13.732 pessoas. Foram vacinados 941 idosos, com um percentual de 6,85% e na regional de Picos a meta é vacinar 17.602 pessoas e até o último boletim parcial da regional, foram vacinados 2.079 idosos. O objetivo da campanha é vacinar as pessoas com 60 anos ou mais. No Piauí, a meta é vacinar 249.159 pessoas. O Ministério de Saúde alerta que a gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde formas leves e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. De acordo com supervisora de Imunização da secretaria estadual da Saúde, Telma Evangelista, a diferença entre a gripe denominada Influenza e a gripe comum, é que ambas são doenças do trato respiratório, embora causadas por vírus diferentes. “Os sintomas da influenza são mais intensos do que nos resfriados, tias como febre, dores no corpo, cansaço extremo e tosse seca. As pessoas com resfriados são mais propensas a congestão nasal e a coriza e não evoluem para complicações mais sérias, como a pneumonia bacteriana, geralmente com hospitalizações. Telma diz ainda que o vírus da Influenza possui três tipos antigênicos conhecidos por A,B e C, sendo que o tipo A ocupa o 1º lugar,pela sua capacidade de causar epidemias. A transmissão do vírus Influenza é disseminada pelas vias respiratórias, quando o indivíduo infectado o transmite por meio de gotículas, ao falar, espirrar e tossir. “Por isso é muito importante que as pessoas com idade acima de 60 anos procurem os postos de vacinação, para tomar a vacina contra gripe”, reitera Telma Evangelista.