O governador Wellington Dias, a secretária de Saúde Tatiana Chaves e a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia Arcoverde, vão inaugurar, dia 16, o Laboratório de Análises Clínicas do HGV.
O laboratório funcionava em situações precárias há vários anos e agora vai receber um prédio totalmente novo, adaptado, segundo as normas e exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde, equipado com materiais de última geração para análises clínicas e com capacidade para realizar 12 mil exames por mês. Vai funcionar no mesmo prédio do Hemopi onde, desde a inauguração do Centro de Hemoterapia, já tinha sido projetado para funcionar.
Segundo a diretora do HGV, Joana Zélia, essa é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde que agora será concretizada. “O laboratório é um grande suporte para o diagnóstico médico e vai atender não só os pacientes que estão internados no hospital, mas também requisições do Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde.
Os exames realizados serão mais de 100 tipos da área de bioquímica; hematologia, sódio/potássio; parasitológicos de fezes; sumário de urina e gasometria completa.