Encerra hoje a Campanha de Vacinação contra Gripe para pessoas com idade acima de 60 anos. O Piauí está entre os estados do Nordeste que apresentam melhores índices de vacinação, com 75% de cobertura. “O Piauí está entre os melhores em nível de cobertura. Nós queremos vacinar todos os idosos e gostaríamos de atingir cem por cento de pessoas idosas”, comenta a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Raimunda Damasceno. Segundo ela, um dado importante é que houve uma redução de 30% de óbitos causados pelas complicações da gripe. A avaliação da coordenadora é positiva. “Acho que vamos caminhar para atingir nossa meta”, complementa. Damasceno explica ainda, que o percentual até agora , que é de 65 % é pelo fato de muitos municípios ainda não terem repassado os números do índice de vacinação de cada localidade. “Poderemos ainda chegar a mais de 90% e até quem sabe, o nosso desejo que é de vacinar cem por cento”. Números Das 17 regionais de Saúde do Estado, cinco já apresentam índices superiores a 70% da cobertura vacinal nas pessoas com 60 anos ou mais. Das cinco, a regional de Bom Jesus é a única que já superou os 80% da cobertura, tendo vacinado 3.329 das 4.078 pessoas com 60 anos ou mais. Até agora, a regional de Uruçuí é a que apresenta o menor índice de vacinação, com 51,37% da meta. Segundo a coordenadora de imunização da Sesapi, estes números nem sempre refletem a realidade. “Tendo em vista que alguns municípios têm dificuldade de atualizar os dados no sistema e que a vacinação começou bem antes do início da campanha, assim que eles receberam o material”, afirma.