A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) receberá 18 geradores adquiridos - através de licitação, até o final deste mês, que serão destinados aos municípios para serem implantados na Hemorrede do Estado. Vale ressaltar que os geradores irão evitar a perda dos hemocomponentes que estão na geladeira do banco de sangue, caso haja queda de energia.
Os geradores serão destinados aos municípios que possuem agências transfusionais e núcleos do Hemopi, como é o caso de Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Esperantina, Valença, Pedro II, Piripiri, Fronteiras, Jaicós e Luzilândia, dentre outros.
De acordo com o gerente da Hemorrede do Estado do Piauí, José Fontes, os recursos investidos para a aquisição destes geradores foram mais de R$ 380 mil. “Os recursos são oriundos de um convênio do Ministério da Saúde que tem a contrapartida da Secretaria Estadual da Saúde”, disse.
José Fontes ressaltou que, além de atender a Hemorrede do Estado, os geradores também irão suprir a necessidade dos hospitais, uma vez que serão instalados nos bancos de sangue que estão nos hospitais destes municípios. “Um detalhe interessante é que são três tipos de geradores, sendo que eles serão dimensionados de acordo com a necessidade de cada órgão”, afirmou.