A seleção para estágios da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), promovido pelo Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), obteve grande procura. Ao todo, 804 estudantes foram inscritos, tanto da Uespi como de outras instituições de ensino. Eles concorrem a 83 vagas, divididas em oito unidades hospitalares e serviço estadual de saúde. O exame contempla áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, agrárias, exatas e da saúde. No total, são 15 cursos, entre eles administração, agronomia, direito, educação artística, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, medicina e ciências da computação. No ato de inscrição, os estudantes das diversas graduações puderam optar pelo local onde pretendem concorrer. Foram disponibilizadas vagas para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, centros de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), hospitais Areolino de Abreu, Getúlio Vargas e Infantil Lucídio Portela. Todas essas unidades hospitalares e serviços de saúde funcionam na capital. De acordo com dados fornecidos pelo Nucepe, a única vaga para piscologia oferecida pelo Cerest foi a mais concorrida, com 39 acadêmicos. O Hospital Getúlio Vargas, na soma geral, obteve o maior número de inscritos, com 246 acadêmicos. Foi também a unidade de saúde que mais disponibilizou vagas, 27, distribuídas entre 10 graduações. O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira consiste na análise do histórico escolar, que, de acordo com o edital, precisa ter o coeficiente igual ou maior que sete. No caso dos estudantes de medicina, psicologia e enfermagem, além do coeficiente estipulado, precisam ter ainda a média igual ou superior a 8 nas disciplinas exigidas para cada unidade hospitalar e serviço estadual de saúde. A banca responsável pela análise é formada por professores-mestres e funcionários do quadro técnico-administrativo da Uespi. O resultado da primeira etapa está previsto para o dia 18 deste mês. Aprovados na análise do desempenho acadêmico, os estudantes seguem para a segunda e última fase. Uma prova de língua portuguesa, com 20 questões objetivas, finaliza a seleção. Participa desta prova somente o número de alunos dez vezes maior que o de vagas oferecidas por cada instituição de saúde. Os resultados da primeira e da segunda fase estão previstos para 18 deste mês e 3 de junho, respectivamente. Serão consideradas válidas apenas as listas oficialmente publicadas e afixadas no mural do Nucepe e nos sites www.uespi.br e www.saude.pi.gov.br, assinadas pelo presidente do núcleo e homologadas pela Sesapi. Para o presidente do Nucepe, Francisco Felipe Filho, essa seleção é uma boa forma de democratizar as oportunidades. “Todos esses procedimentos demonstram seriedade e clareza na contratação de novos estagiários. Vão ser contemplados, realmente, aqueles estudantes que obtiverem melhor desempenho nos quesitos exigidos”, afirma.