Começa na próxima segunda-feira a mobilização para a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a poliomelite. Técnicos da Secretaria Estadual da Saúde estarão fazendo reuniões nas dezessete regionais de saúde repassando todas as estratégias e orientações que deverão ser seguidas para garantir o sucesso da campanha em todos os municípios do Piauí. De acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, a meta é vacinar no mínimo 95% de crianças até 5 anos, num total de 319.218. Dessas, deverão ser vacinadas 61.518 menores de um ano e 257.700 crianças de um a quatro anos. “O Dia D da campanha será realizado apenas no dia 11 de junho, mas já estamos nos organizando para dar todas as orientações e discutir as estratégias da campanha. Estamos convocando para as reuniões todos os municípios que pertencem as regionais para que todos possam, em menor espaço de tempo, alcançar a meta”, ressalta Telma Evangelista, da Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde. Ela explica que é importante que ainda no começo da campanha todas as mães não deixem de vacinar seus filhos menores cinco anos, mesmo que já tenham tomado todas as doses da vacina, inclusive os reforços. “É importante que possamos vacinar logo no começo da campanha todas as crianças. Ninguém precisa e nem deve esperar apenas para o DIA D porque um dos nossos maiores objetivos é a imunização grupal, que só pode ser obtida logo nos primeiros dias da campanha”, diz Telma. Para tanto, a Secretaria Estadual da Saúde vai disponibilizar as vacinas contra a pólio já na primeira semana de junho nos postos de saúde dos municípios. “Os postos adicionais serão abertos no Dia D, que será no dia 11 de junho, mas já na primeira semana do próximo mês todos os postos de saúde regulares dos municípios vão dispor da vacina”, destaca Telma. O quadro de treinamento e articulação da campanha nas regionais já foi definido. De 15 a 21 de maio, os técnicos da SESAPI estarão nas regionais de Corrente, Bom Jesus, São João, São Raimundo Nonato, Paulistana, Fronteiras, Picos Oeiras, Campo Maior, Piripiri, Barras, Parnaíba e Valença. De 22 a 26 de maio será a vez das regionais de Uruçuí, Floriano e Amarante. É importante que todos os municípios pertencentes às regionais compareçam nas reuniões. Poliomelite O que é É uma doença viral que pode provocar paralisia e debilidade muscular permanente, ou a morte, sendo muito contagiosa. É transmitida pelo vírus poliovírus, adquirido ao ingerir substâncias infectadas por fezes. Do intestino, a doença estende-se a todo o organismo, acometendo, com maior severidade, o cérebro e a medula espinhal. Sintomas Depois de quatro dias do contágio, aparecem os primeiros sintomas, com mal-estar geral, febre leve, irritação da garganta, dor de cabeça e vômitos. Essa forma leve geralmente acomete a crianças pequenas e desaparece depois de dois ou três dias. A forma mais severa de poliomielite acomete as crianças maiores e os adultos, com febre, rigidez no pescoço e nas costas, intensa dor muscular e de cabeça. Quando a doença avança, ocorre paralisia de alguns músculos e dificuldade na deglutição. A conseqüência mais importante da poliomielite pode ser a paralisia permanente.